domingo, 10 de agosto de 2025

Personalidades que Foram Executadas

Tiradentes

- Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, esteve envolvido numa das maiores revoltas do Brasil colonial e tornou-se o rosto da Inconfidência Mineira. Ele foi executado no dia 21 de abril de 1792, o único entre os inconfidentes.

O revolucionário “foi enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa [Portuguesa] nunca se esquecessem da lição, a cabeça de Tiradentes foi encravada em uma estaca e exposta em praça pública em Vila Rica [Minas Gerais], e seus membros espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro”, segundo o historiador Lucas Figueiredo, em seu livro 'Boa Ventura! A corrida do ouro no Brasil (1697-1810)'

Sócrates

- Sócrates foi um filósofo grego pioneiro e prolífico, com grande crédito por ter fundado a filosofia ocidental. Ele era muito admirado por seus seguidores.

Infelizmente para Sócrates, ele não era tão popular entre todos. Odiado pelo povo de Atenas, ele foi condenado por impiedade e corrupção da juventude. No final das contas, ele foi condenado à morte por envenenamento. 

Pierre Laval

- Pierre Jean Marie Laval foi um controverso político francês do século XX. Ele teve muitas atividades políticas diferentes, uma das quais foi chefiar o governo colaboracionista nazista de 1942-1944.

Em 1945, foi executado por um pelotão de fuzilamento na França, após ser considerado culpado de conspirar contra a segurança do Estado e colaborar com o inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário