Silenciadores de arma que silenciam tudo
Quando o herói quer surpreender seu inimigo nos filmes de ação ou suspense basta instalar um silenciador em sua arma. Aí, ele chega de mansinho e dá um tiro certeiro, que quase não faz barulho. Parece até aquelas arminhas de dardos Nerf do seu priminho.
Mas esses equipamentos são bem menos "potentes" na vida real. Eles suavizam o estouro dos gases dentro da arma, diminuindo o barulho de 20 a 35 decibéis.
Mesmo assim, há outras coisas que causam ruído no disparo, como a velocidade da bala que ultrapassa a barreira do som. Em vista disso, é impossível obter o silêncio absoluto dos tiros de filmes. A verdade é que os silenciadores são mais usados para diminuir os danos à audição de quem atira do que para surpreender inimigos.
Chupar o veneno de uma cobra
O Instituto Butantan adverte: diferente do que você vê nos filmes e séries, não se deve chupar o veneno de uma cobra pela ferida da pessoa que foi picada.
Para começar, o veneno se espalha rapidamente pela corrente sanguínea, de modo que a sucção não será o suficiente para fazer o veneno voltar. No máximo, os microorganismos da sua boca vão infectar a ferida. Fazer torniquetes ao redor da ferida também não adianta: se muito, isso fará o veneno se acumular numa região, aumentando os riscos.
O melhor é manter a pessoa calma e levá-la imediatamente para um serviço de saúde, onde ela poderá receber o tratamento adequado. É importante lembrar que nem todas as cobras são venenosas e nem todo ataque de cobra peçonhenta libera veneno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário