Grande Pirâmide de Gizé
A Grande Pirâmide de Gizé é uma das construções mais conhecidas de todo o mundo, inclusive porque as estudamos na escola. Junto com as demais pirâmides, compõem o complexo da necrópole de Gizé, sendo as mais famosas pirâmides do Egito Antigo. Ela tem sido objeto de fascínio e muito estudo por milhares de anos, sem contar o número inacreditável que turistas que por lá passam.
O que muitos não sabem é que ela não foi a primeira construída. Seneferu, pai de Quéops, tentou erguer várias. Ao todo, mandou serem construídas três, sendo que a Pirâmide Vermelha, a última delas, ficou próxima do que ele queria, e serviu de parâmetro para o que o filho mandaria construir.
Panteão de Roma
Considerada a maior cúpula de concreto sem suporte do mundo, o Panteão de Roma já abrigou estátuas de diversos deuses. Sua estrutura conta com um óculo, uma abertura redonda em seu pico, por onde a luz e ar fresco entram no edifício. Mas o segredo do espaço não é o fato dele ficar molhado em dias chuvosos por conta do óculo, mas sim o fato de que ele não era o edifício original.
Explica-se: Marco Agripa ergueu um templo em homenagem à vitória de Augusto sobre Cleópatra, porém ele foi incendiado. Então, Agripa reconstruiu o edifício em outro local, justamente o Panteão de Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário