domingo, 24 de agosto de 2025

Escritores Cujas Mortes Parecem Saídas da Ficção

Mark Twain

Mark Twain é um dos principais nomes da literatura em inglês. Pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, é autor de obras como 'As Aventuras de Tom Sawyer' e 'As Aventuras de Huckleberry Finn', este último apontado por críticos como um dos maiores romances norte-americanos de todos os tempos.

A causa de sua morte é relativamente comum: não resistiu a um ataque cardíaco em abril de 1910. O que chama a atenção é o fato dele ter previsto a própria morte. Um ano antes, declarou que Deus havia lhe dito que ele nasceria com o cometa Halley e morreria quando este se aproximasse novamente da Terra. Dito e feito. 

Molière

O 'Doente Imaginário' é uma peça de teatro escrita por Molière, um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, mestre da comédia satírica. É comum dizer que ele, apaixonado pelo teatro, morreu no palco, enquanto encenava o papel de Argan, um velho hipocondríaco, protagonista da obra.

É verdade que o autor desmaiou durante o espetáculo, em virtude de um ataque de tosse. No entanto, Molière retornou e terminou a apresentação. Diferente do personagem que imagina estar doente, o dramaturgo francês estava gravemente doente de tuberculose. Horas depois do espetáculo, uma hemorragia interna o levou à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário