10- A Noruega tem um desempenho excepcional nas Olimpíadas de Inverno, sendo o país de destaque nesse evento. Muitos esportes de inverno, como o esqui, foram inventados na Noruega. Em 2018, o país conquistou um total de 368 medalhas olímpicas, sendo 132 medalhas de ouro. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 305 medalhas.
11- O Rei Olav V ganhou uma medalha de ouro na vela nas Olimpíadas de 1928.
12- A cidade de Rjukan instalou espelhos gigantes em 2013. Um artista mudou-se para a cidade em 2002 e achou a falta de luz muito deprimente. Devido às montanhas que cercam a cidade e à sua posição geográfica, de fim de setembro a meados de março, a cidade fica na penumbra. Os espelhos refletem o sol na praça principal, onde alguns moradores vão para aproveitar um pouco de luz solar, enquanto outros não se importam.
13- Trolltunga significa "língua do troll". É um local famoso nas fotos do Instagram. A trilha até lá tem 28 km de ida e volta (podendo ser reduzida para 20 km se usar o ônibus disponível).
14- A maior estrada de túnel do mundo está na Noruega. São 24,5 km de extensão e custou US$ 113 milhões. Ela conecta as cidades de Lærdal e Aurland. A iluminação varia ao longo do túnel para oferecer uma vista "variada" e ajustar os olhos dos motoristas para não ficarem cegos com a luz do sol ao sair do túnel.
15- O museu de miniaturas de garrafas em Oslo possui uma coleção com mais de 53 mil garrafas. É o único museu desse tipo no mundo. É uma experiência interessante para se sentir como um gigante.
16- Em 2011, a Noruega enfrentou uma forte crise de manteiga. Houve pessoas traficando ou vendendo online, chegando a custar US$ 77 por uma manteiga. O verão foi muito chuvoso, o que prejudicou a qualidade da pastagem e resultou em leite com menos gordura do que o normal.
17- Morrer é ilegal em Longyearbyen, devido à neve permanente que impede a decomposição dos corpos.
18- A loja IKEA (um paraíso para quem acabou de se mudar para outro país!) usa nomes de cidades de países nórdicos para seus móveis. A empresa é da Suécia e usa nomes de locais suecos para sofás, mesas de centro e outros itens de sala de estar; nomes de locais na Finlândia para itens de cozinha, como mesas e cadeiras; nomes de locais na Dinamarca para carpetes; e nomes de locais na Noruega para camas e guarda-roupas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário