domingo, 17 de agosto de 2025

Fatos Equivocados sobre a Peste Bubônica

Não se usava a máscara de pássaro na época

Festas à fantasia são cheias dessas máscaras que lembram pássaros e nos lembram da pandemia de peste bubônica. Bem, elas realmente existiram e foram utilizadas por médicos, mas não durante o século XIV, no período da peste bubônica. Aliás, não há nenhum tipo de documento que mencione o uso deste equipamento até o século XVII.

Acredita-se, porém, que seu uso foi, sim, motivado por receio de que a praga ressurgisse. Os médicos passaram a usar as máscaras junto a trajes que acreditavam ser impenetráveis às doenças. Seu criador foi o médico francês Charles de l'Orme, no início do século XVII. No bico, eram colocadas ervas medicinais, para purificar o ar que entrava.

As pessoas não cruzavam os braços e esperavam a morte

Se você acredita que as pessoas que viviam na Europa (e demais regiões afetadas pela peste bubônica) simplesmente cruzavam os braços para esperar a morte, você está redondamente enganado. A medicina e os governantes tentaram muitas medidas para mitigar os efeitos da doença, e um bom exemplo são os italianos.

Durante o ápice da crise sanitária, eles desenvolveram uma espécie de isolamento de 30 dias para as regiões que apresentavam muitos casos. Quando notaram que, ainda assim, muitas pessoas morriam, decidiram acrescentar 10 dias, mudando o período para uma quarentena. Esse nome parece familiar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário