domingo, 31 de agosto de 2025

Mentiras Clássicas que Ainda Acreditamos

“Feito nas coxas” NÃO é um termo racista

Outra história que guias de turismo adoram contar em cidades históricas do Brasil: que a expressão “feito nas coxas”, que remete a algo malfeito, tem origem também ligada aos escravizados do Brasil colonial. Segundo essa fake news, durante a construção de casas e outros edifícios antigamente, os escravos moldariam as telhas de barro em suas próprias pernas e o resultado nunca era bom, pois as pessoas têm coxas em tamanhos diferentes umas das outras.

Historiadores e arquitetos discordam dessa origem por diversos motivos — além de não haver nenhum relato dessa atividade em toda a história do Brasil, basta olharmos para as telhas fabricadas no período colonial para vermos que seus tamanhos são completamente incompatíveis com o tamanho da coxa de um ser humano, sendo sempre muito maiores.

Então de onde viria essa expressão? Ninguém sabe ao certo, mas uma das teorias mais consideradas diz respeito ao ato do coito interrompido, um dos poucos métodos anticoncepcionais disponíveis na época. “Fazer nas coxas” remeteria à ação do homem ejacular nas pernas da mulher para evitar a gravidez — algo que, convenhamos, tem tudo para dar errado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário