A Guiana, um país na costa do Atlântico Norte, na América do Sul, é marcada por sua densa floresta tropical. Com idioma oficial inglês, críquete e música calipso, o país é culturalmente vinculado à região caribenha. Sua capital, Georgetown, é conhecida pela arquitetura colonial britânica, representada pela catedral anglicana de São Jorge, revestida de madeira pintada. Um grande relógio marca a fachada do Stabroek Market, uma fonte de produtos locais.
Confira algumas curiosidades:
1- Localizada na fronteira entre Brasil, Venezuela e Suriname, a Guiana é um dos menores e menos populosos países da América do Sul. Sua população forma um imenso caleidoscópio étnico e cultural.
2- O nome Guiana significa em língua indígena “terra das muitas águas”, talvez em virtude da imensa quantidade de rios que existem em seu território.
3- A Guiana era chamada de Guiana Inglesa até 1966, quando conquistou a independência do Reino Unido.
4- Com aproximadamente 790 mil habitantes, a Guiana é o país menos populoso da América do Sul.
5- A imensa maioria da população vive na faixa litorânea (ao norte do país), que possui, no máximo, 70 quilômetros de largura. É onde fica Georgetown, a capital do país.
6- A população da Guiana é heterogênea, formada por descendentes de europeus, africanos, indígenas, indianos e outros grupos.
7- Com aproximadamente 300 mil habitantes (quase metade da população guianense), Georgetown é a cidade mais populosa do país. Um detalhe interessante: mais da metade possui origem indiana.
8- A língua oficial da Guiana é o inglês. Trata-se de um dos raros lugares da América do Sul onde a língua é falada.
9- Uma dos detalhes que mais chamam a atenção na geografia da Guiana é o planalto central, formado por uma serra que ocupa também os territórios da Venezuela e Brasil. É lá que se localiza o conhecido Monte Roraima.
10- Cerca de 70% do território da Guiana é coberto pela floresta amazônica.
11- A economia é quase que totalmente baseada no setor primário. Os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, a mandioca e o arroz. A Guiana possui ainda grandes reservas de bauxita, um dos seus principais produtos de exportação.
12- Cantores indianos e filmes de Bollywood fazem um sucesso tremendo na Guiana. Isso se deve principalmente em virtude do grande número de famílias de origem indiana que vivem no país.
13- Por ser um país multicultural, existem templos das mais variadas religiões em Georgetown. Há, no entanto, um grande número de mesquitas e templos hindus. Os cristãos são em sua maioria católicos.
14- A cultura da Guiana possui forte influência caribenha, principalmente na música. A população adora o calipso, um estilo de música presente até mesmo no carnaval local.
15- Outra curiosidade interessante: a Guiana é ao lado do Suriname, um dos raros países da América do Sul a adotar o sentido de circulação de veículos pela esquerda.
16- A Guiana é o único país da América do Sul onde a homossexualidade é expressamente proibida por lei.
17- Ao contrário dos vizinhos venezuelanos, que adoram beisebol, e dos brasileiros, que curtem bastante futebol, os guianenses preferem o críquete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário