Caminhar de forma triunfal após uma explosão
Em quase todo filme de ação — como no gif ao lado —, temos uma cena eletrizante onde o herói arrisca sua vida, há uma explosão atrás dele, mas ele caminha triunfalmente enquanto o mundo inteiro é destruído. No máximo, ele se joga para se proteger, mas logo está de pé novamente.
A realidade é que uma bomba explodindo gera uma onda de choque, deslocando tudo que há pela frente, inclusive pessoas. Além disso, estilhaços de bomba, de objetos destruídos por ela, bem como o fogo, podem causar graves ferimentos. Qualquer pessoa a menos de 50 ou 100 metros de uma bomba dificilmente sairia ilesa como os heróis dos filmes de ação.
Inclusive, no filme 'Os Outros Caras' (2010), o personagem do ator Will Ferrell é atingido por uma explosão, cai e se fere — mais ou menos como acontece na realidade. Então, ele comenta que sua situação foi diferente do que viu nos filmes. Ah, a metalinguagem...
Capacetes que iluminam o rosto dos astronautas
Na vida real, os visores dos capacetes de astronautas são revestidos de ouro, para protegê-los da radiação solar e permitir que eles enxerguem o ambiente com clareza. Mas, de fora para dentro, não se enxerga nada.
Já em Hollywood, parece que há luzes dentro do capacete para que a gente veja os rostos.
Mas essa "mentira" é compreensível, uma vez que as expressões dos atores são essenciais para contar a história. Imagine um filme como Gravidade, do gif ao lado, que se passa quase todo no espaço, sem que a gente pudesse ver o rosto de Sandra Bullock. Não dá, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário