segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Islândia II

 

13- Para um país onde os habitantes parecem realmente amar o álcool, é uma surpresa até para os residentes mais jovens que a cerveja tenha sido proibida em todo o país.

Durante mais de 70 anos, vender cerveja foi atividade ilegal na Islândia. A proibição acabou há aproximadamente 30 anos, no dia 1° de março de 1989, data que no país passou a ser o Dia da Cerveja ou “Bjórdagurinn”, um feriado nacional não oficial que marca a ocasião.

14- A Islândia é o maior produtor mundial de eletricidade per capita e o 11º maior produtor de alumínio do mundo.

15- A Islândia não possui militares de qualquer tipo.

16- 10% dos islandeses já publicaram um livro.

17- Os islandeses têm que dar a seus filhos um nome de uma lista de nomes “legais” aprovados pelo governo.

18- A iguaria islandesa hákarl (tubarão) é venenoso quando fresco, por isso é fermentado no solo até que seja seguro para o consumo.

19- A Islândia não é tão fria quanto você pensa. Dessa forma, a temperatura média no inverno é de 0 °C a 2 °C, e entre 10 °C e 20 °C no verão.

20- Por causa de toda a atividade vulcânica que ocorre na Islândia, o país está repleto de atividades geotérmicas e fontes termais. Existem algumas piscinas e banhos termais famosos na Islândia, como a famosa Lagoa Azul perto do aeroporto e os Banhos Naturais de Mývatn mais ao norte. Elas são artificiais, mas cheios de água geotérmica natural.

21- Existem mais de 10.000 cachoeiras na terra do gelo e do fogo. Alguns desses locais são muito famosos e de fácil acesso, como Gullfoss (no Círculo Dourado), Seljalandsfoss e Skogafoss localizados na costa sul da ilha, perto do anel viário. Existem também muitos outras quedas como Rjukandi ou Hjalparfoss que ficam um pouco longe das rotas turísticas

22- Os islandeses são os terceiros maiores consumidores de café do mundo

23- O povo islandês descende dos fundadores dos vikings noruegueses e das populações celtas nativas da Escócia e da Irlanda, que foram capturados e trazidos como escravos para a ilha.

24- É ilegal estacionar na estrada e tirar fotos. Ou seja, os motoristas devem encontrar uma área de parada ou estacionamento apropriado quando quiserem parar e tirar fotos.

25- Os ursos polares não vivem no país, mas às vezes eles acabam lá acidentalmente. Assim, de vez em quando, os ursos polares vagueiam em pedaços de gelo da Groenlândia à Islândia.

26- Como muitas nações europeias em 1600, a Islândia passou por uma série de julgamentos de bruxas. No entanto, o que é incomum no país é que todas as bruxas acusadas eram na verdade homens.

27- “Sol da meia-noite” é um fenômeno natural que ocorre no país, onde 24 horas de luz do dia são experimentadas durante os meses de verão, particularmente de junho a julho.

28- Muitos viajantes são atraídos pela Islândia, pois é um destino espetacular para conhecer a Aurora Boreal. Por estar localizada muito próximo do Círculo Polar Ártico, a Islândia possui longas noites de inverno. São quase 24hrs de crepúsculo no mês de dezembro.

Por esse motivo, a Islândia é um ótimo lugar para ver a aurora boreal. De Setembro a Março é o melhor período para contemplar este show de luzes naturais. No entanto, ver a Aurora Boreal nunca é uma garantia, graças às constantes mudanças do clima da Islândia. Esta incrível ocorrência natural é criada quando as partículas solares interagem com a atmosfera no campo magnético da Terra.

29- A Islândia está localizada em duas placas tectônicas – a eurasiana e a norte-americana. E no Parque Nacional Þingvellir no Círculo Dourado, você pode ver as bordas do penhasco de ambas as placas, uma de frente para a outra, no local do primeiro parlamento do mundo.

30- Acredite ou não, na Islândia, na Península de Reykjanes você pode cruzar a ponte entre a Europa e a América do Norte. Em suma, é uma ponte que conecta as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário