terça-feira, 4 de novembro de 2025

As Maiores Cobras e Serpentes do Mundo

Palaeophis colossaeus

Cobras pré-históricas gigantescas não causavam terror apenas na terra, mas também nos mares. A Palaeophis colossaeus dominou partes do norte da África há 100 milhões de anos, atingindo até 12 metros de comprimento e sendo conhecida como a serpente marinha mais longa já encontrada.

Enquanto partes de seu esqueleto fossilizado foram descobertas no deserto do Saara, sua cabeça nunca foi encontrada, mas os pesquisadores acreditam que a boca seria grande o bastante para consumir pequenas baleias inteiras.

Felizmente, suas descendentes não atingem seu tamanho colossal, com cobras marinhas atuais raramente sendo maiores do que dois metros. 

Titanoboa cerrejonensis

Parecendo ter saído diretamente de um filme de terror, a Titanoboa cerrejonensis existiu de 60 a 58 milhões de anos atrás, e habitava as florestas tropicais da América do Sul. Essa serpente é conhecida por ser a maior que já existiu, com um corpo composto de cerca de 250 vértebras e mais de mil quilos.

Os restos fossilizados dessa espécie foram encontrados em uma região da Colômbia nos anos 2000, e os pesquisadores acreditam que sua dieta era composta principalmente de crocodilos e peixes. Por mais que seu peso e tamanho sejam considerados inigualáveis atualmente, muitos estudiosos não descartam a possibilidade de que outro titã possa ser encontrado no futuro, retirando a Titanoboa do primeiro lugar dessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário