Círculo de amizades
Van Gogh estabeleceu diversas amizades próximas com outros artistas ao longo de sua vida. A mais duradoura e fruto de parcerias foi com o pintor Paul Gauguin – o responsável de verdade pelo corte da orelha. Van Gogh, Gauguin e Emile Bernard planejaram formar uma comunidade fechada de artistas no sul da França por algum tempo, onde viveriam juntos e pintariam no mesmo ateliê.
Nesse tempo de amizade, o pintor holandês incentivou seus parceiros a realizarem trocas de autorretratos por correspondência — sendo que alguns se tornaram bem reconhecidos posteriormente.
Crença no fracasso
Quando Van Gogh terminou de pintar 'A Noite Estrelada', sua obra mais conhecida no mundo todo, sua primeira impressão não foi nem um pouco agradável. Na verdade, ele simplesmente acreditava que tal trabalho não era nem um pouco bom. Durante sua vida inteira, o pintor holandês botou na cabeça que ele e seus trabalhos eram verdadeiros fracassos.
Inclusive, uma das grandes histórias contadas sobre Van Gogh por aí é que ele só teria vendido uma única obra durante sua vida inteira. Isso faz o mundo querer voltar no tempo para poder mostrar o quão apreciado ele acabou sendo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário