Na imagem, a Avenida Paulista na altura do Conjunto Nacional, ao fundo, do lado esquerdo o Hospital das Clínicas, à direita o Cemitério do Araçá, na avenida Dr. Arnaldo.
O Conjunto Nacional foi sonho de um predestinado argentino, que chegou pobre ao Brasil (ex ajudante de taxi e porteiro de hotel), tornando-se um dos mais bem sucedidos empresários do Brasil, trabalhando principalmente na área de hotelaria.
José Tjurs sonhava em fazer da Avenida Paulista algo semelhante a Quinta Avenida, comprou a mansão que pertencia à família de Horácio Sabin e lá queria construir um grande hotel, mas a legislação não permitia, assim idealizou o Conjunto Nacional. Inaugurado em 1956, ideia arrojada pra época, um edifício misto (residencial, comercial, serviços e lazer). Foi precursor da ideia de shopping centers no Brasil, com suas lojas no piso inferior, considerado o primeiro shopping da América Latina.
Em 1958, o Fasano abriu seu luxuoso restaurante no mezanino, frequentado por artistas internacionais como Nat King Cole, Roy Hamilton e Marlene Dietrich. Em 1961 foi inaugurado o Cine Astor, eleito o mais luxuoso e mais moderno cinema da cidade. Em 1969, foi inaugurada a Livraria Cultura, maior livraria do país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário