sábado, 5 de outubro de 2024

Animais Assustadores que são (Praticamente) Inofensivos

Tubarão-Elefante

Talvez seja melhor não arriscar ficar de bobeira quando o segundo maior peixe do mundo resolver dar uma voltinha com sua gigante boca aberta. Mas, a verdade é que, apesar de seus 10 metros de comprimento e aparência pra lá de assustadora, o tubarão-elefante não apresenta nenhuma ameaça aos humanos. 

O peixão é tão tranquilo e pacífico que não se altera nem na hora do lanchinho: o tubarão-elefante se alimenta apenas de partículas de comida presentes na água, como plâncton, pequenos peixes e ovos. Ele segue o exemplo das baleias: só abre a ~boquinha~ e deixa a comida entrar.

Gavial

Difícil acreditar mas, caso esse crocodilo de numerosos e afiadíssimos dentes se aproximar, não precisa correr para as montanhas. Apesar do focinho longo e do corpo avantajado (ele pode chegar a atingir até seis metros de comprimento) o gavial é um predador bem menos agressivo do que aparenta. O crocodilo se alimenta apenas de peixes, insetos, larvas e rãs. Mas sua mandíbula é fina demais para comer bichos muito maiores. Tipo você. 

A construção de barragens e represas e o assoreamento e transposição de rios do sul da Ásia dificultaram a vida do gavial. A espécie, que pode ser encontrada na Índia e no Nepal, é uma das mais ameaçadas da atualidade – estima-se que haja menos de 300 espécimes no mundo hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário