segunda-feira, 28 de outubro de 2024

As Línguas mais Antigas da Europa

Islandês

Com origem na língua proto-germânica, que era falada pelas antigas tribos germânicas, o islandês tem seus primeiros registros escritos por volta do ano 9 d.C., quando os moradores locais passaram a usar o alfabeto latino. O islandês permaneceu relativamente inalterado desde então até agora, sendo uma das línguas mais conservadoras do mundo.

Outro fato interessante é que o islandês possui fonologia única, o que quer dizer que nenhuma outra língua no mundo possui a mesma sonoridade. Conhecida por ser uma língua de vocabulário bastante rico, possui palavras derivadas do antigo nórdico e do folclore islandês.

Persa

O persa até hoje é considerado uma das línguas mais antigas da Europa, sendo um ramo iraniano da família das línguas indo-europeias. Foi criado por volta do ano 525 a.C., estando intimamente relacionado com outras línguas iranianas, como o pashto e o curdo.

Até hoje,  o persa é visto como uma importante língua de cultura e aprendizado no mundo muçulmano, amplamente falado em países como Irã, Afeganistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Por fim, ele também é uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário