quarta-feira, 23 de outubro de 2024

As Línguas mais Antigas da Europa

Basco

Sendo uma das línguas europeias mais antigas de todas, o basco é falado por cerca de 750 mil pessoas na Espanha e na França. Esse é um idioma isolado e não está relacionado com nenhum outro idioma conhecido. Por isso, acredita-se que seja uma remanescente das línguas faladas na região antes da chegada das línguas indo-europeias.

O texto escrito mais antigo conhecido em qualquer idioma europeu é basco, sendo uma inscrição funerária que remonta ao século VIII d.C. Sua gramática é bastante complexa, trazendo particularidades que não podem ser encontradas em nenhuma outra língua.

Gaélico Irlandês

Com uma história que remonta ao período por volta de 5 d.C., o gaélico irlandês é uma língua membro da família linguística celta, estando diretamente relacionado com o galês e o bretão. Inclusive, essa já foi a língua dominante na Irlanda e até hoje ainda é falada por uma parte de sua população.

No entanto, começou a declinar no início do século XIV devido a fatores como a Grande Fome e a ascensão do inglês como língua dominante no Império Britânico. Embora o gaélico irlandês tenha sumido gradualmente, iniciativas linguísticas modernas têm feito ele ressurgir aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário