Capturada na hora certa
Existem poucos eventos que balançaram o mundo da mesma forma que o assassinato do Presidente John F. Kennedy em Dallas em 1963. A execução subsequente de seu assassino, Lee Harvey Oswald, foi outra ocorrência de cair o queixo, já que foi registrada por uma lente. Um fotógrafo do jornal Dallas Times Herald, Robert Hill Jackson, estava no porão da polícia de Dallas e prédio do tribunal, de onde queriam cobrir o transporte de Oswald até o local onde ele seria trancado.
Apesar de estar com seu ponto de visão levemente prejudicado por alguém, ele conseguiu capturar o disparo em Oswald realizado pelo proprietário da casa noturna, Jack Ruby, exatamente no momento certo. Essa foto continuou sendo um ponto de inflexão da nação americana e recebeu o Pulitzer em 1964.
O discurso que se tornou um evento caótico
O fotógrafo Yasushi Nagao, do jornal Mainichi, recebeu a tarefa de fazer algumas imagens em um auditório lotado em Tóquio. O público esperava o pronunciamento de um político, nada mais. Mesmo assim, tudo mudou em um piscar de olhos e Nagao não tinha ideia do que estava por vir.
Um estudante indignado de direita, Otoya Yamaguchi, invadiu o palco empunhando uma espada Samurai, que perfurou o estômago e coração do Presidente do Partido Socialista Inejiro Asanuma assim que ele começou a falar. Alguns fotógrafos que estavam na sala não conseguiram ter uma visão livre do ataque por causa de um pódio, mas Nagao conseguiu tirar a melhor fotografia. O choque de Asanuma e as expressões faciais de fúria de Yamaguchi podem ser vistas no registro durante o ataque. É realmente uma rara foto que merece o reconhecimento que recebeu em 1961 com o Pulitzer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário