2º) Roma, Itália
Tal como acontece em Atenas, a arquitetura de Roma é parte do que define a identidade local. Os romanos levaram adiante muito do legado deixado pelos gregos, e acrescentaram técnicas e materiais para dar um caráter próprio. Com 82% na lista OMA, a capital italiana ficou em segundo lugar.
Quando se pensa em termos arquitetônicos sobre Roma, pensamos nas inovações trazidas ao longo dos séculos, como a basílica, o arco triunfal, o aqueduto, o anfiteatro e o bloco residencial como do complexo Corviale. Muitas construções clássicas são vistas na cidade, convivendo com técnicas e características modernas, ainda que estas últimas sejam minoria.
1º) Veneza, Itália
Formada por mais de 100 pequenas ilhas, Veneza é uma cidade sem estradas, cortada por canais e constituída de palácios góticos e renascentistas. É interessante notar como a cidade foi projetada de maneira inteligente, por conta de sua localização pantanosa.
O estilo gótico das construções de Veneza é tão famoso que ganhou uma interpretação própria, a ponto de ser utilizada para descrever o estilo. Influências das civilizações bizantinas e otomanas ajudam a compor o cenário da cidade que ficou em primeiro lugar na lista da OMA. A cidade mais bonita do mundo marcou 83,3% de proximidade da proporção áurea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário