quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Obras de Arte Perdidas que Fforam Encontradas por Acaso

O quadro encontrado em Stuart Little

No Natal de 2009, o pesquisador de arte húngaro Gergely Barki assistia a uma exibição de Stuart Little com sua filha, em casa, quando notou algo estranho: a obra que aparecia sobre a lareira da família do filme. Ele notou que havia alguma semelhança com uma obra do artista húngaro Robert Bereny, que havia sido vista pela última vez em público em 1928.

Barki reconheceu que aquela era uma foto da pintura "Mulher adormecida com vaso preto", tida como perdida. Na época, ele cogitava escrever uma biografia de Robert Bereny, e entrou em modo detetive, pois queria entender como o quadro foi parar no filme. “Comecei a escrever e-mails para todos os envolvidos no filme”, declarou ao New York Post.

Finalmente, o pesquisador recebeu uma resposta da cenógrafa que trabalhou em Stuart Little. Ela informou que tinha comprado a pintura em uma loja de antiguidades na Califórnia, por um valor ínfimo de US$ 500. Depois de usá-la no filme, a profissional levou a pintura para decorar seu apartamento.

Ela nem sonhava que tinha em casa uma obra de Robert Bereny, pintor vanguardista da Hungria, cujo trabalho ajudou a introduzir o cubismo e o expressionismo no país. Depois dessa descoberta, o quadro foi vendido para um colecionador de arte e retornou para seu local de origem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário