O Reino de Preste João
Por volta do século XII, os europeus começaram a ouvir rumores da existência de um rei cristão na Ásia que governava um reino sem nome e lutava contra a ameaça do Islã. Esse líder político seria chamado de Preste João — um suposto descendente dos célebres Três Reis Magos.
Logo, não é de estranhar que várias potências europeias passassem a ver Preste João como um possível aliado, sobretudo porque se tratava da época das primeiras Cruzadas. No entanto, ninguém nunca conseguiu encontrá-lo. A explicação mais plausível para essa história é que tal reino foi criado como forma de propaganda para aumentar o apoio à Terceira Cruzada.
Zerzura
Em 1843, o egiptólogo John Gardner Wilkinson afirmou que um oásis chamado Zerzura podia ser encontrado a seis dias de viagem da estrada oeste para Farafreh. O local seria abundante em palmeiras, com nascentes e algumas ruínas impressionantes. Porém, ninguém nunca havia ouvido falar em tal lugar.
As expedições mais famosas só foram acontecer vários anos depois, como a feita pelo aviador húngaro László Almásy em 1929. Algumas pessoas acreditam que Almásy teria descoberto Wadi Talh, um dos supostos três vales de Zerzura. Contudo, sem qualquer tipo de confirmação, a existência do oásis segue parecendo fictícia até hoje.


Nenhum comentário:
Postar um comentário