quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Conheça o Significado de Símbolos nos Cemitérios

Cruz celta

A cruz celta ou irlandesa é um símbolo cristão muito antigo. Ela simboliza uma cruz (que remete à crucificação de Jesus Cristo) com uma espécie de anel que divide o objeto em quatro partes. A separação isonômica dessas partes, unificadas pelo círculo, faz referência à eternidade e ao equilíbrio da vida - trazendo a ideia de que ela continua após a morte.

As secções em quatro partes também remete aos quatro elementos essenciais à vida: água, terra, fogo e ar. 

Pilares inteiros ou rachados

Os pilares são estruturas verticais usadas para segurar o peso de uma edificação. Enquanto símbolos, eles têm forte significado e aparecem com certa frequência nos cemitérios. Quando se trata de um pilar inteiro, aponta a uma vida vivida longamente e de forma plena. Quando é um pilar quebrado ou rachado, pode fazer referência a uma morte ocorrida precocemente.

Livro aberto

Os livros também são objetos muito utilizados com fins simbólicos. Nos cemitérios, é comum que eles sejam representados em esculturas que mostram livros abertos. O principal significado é apontar que a pessoa que está enterrada ali "leu" a mensagem propagada na Bíblia e que viveu a sua vida colocando em prática os leis e dogmas presentes neste livro sagrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário