segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

As Árvores mais Antigas do Mundo

Sequoias gigantes da Califórnia

Espécie: Sequoiadendron giganteum

Idade: ao menos 3.000 anos

As sequoias gigantes estão entre as maiores árvores do mundo — uma delas, batizada como General Sherman, tem 83 metros de altura e 11 metros de diâmetro, sendo a maior árvore viva de que temos registro. Por isso, temos o mesmo problema do exemplo anterior: não é possível calcular sua idade com amostras que não danifiquem a árvore. 

Os cálculos exatos são realizados com exemplares que eventualmente são cortados ou caem naturalmente. A partir disso, a idade das árvores vivas é estimada. General Sherman tem entre 2.200 e 2.700 anos, por exemplo. Mas, na Floresta Gigante da Califórnia há muitas outras com mais de 3.000 anos. 

BLK 227

Espécie: cipreste-calvo (Taxodium distichum)

Idade: 2.624 anos

De modo geral, as árvores são batizadas oficialmente com essas siglas de letras e números — elas ganham nomes ou apelidos quando se tornam famosas. Não é o caso desse cipreste, que foi encontrado em um parque na Carolina do Norte, Estados Unidos. 

Ela foi descoberta por cientistas em 2019 e sua localização exata não foi revelada, para garantir sua proteção. Para descobrir a idade, foram extraídas pequenas amostras de algumas árvores da região. Logo, há muitas árvores com mais de 2 mil anos por ali. 

É impressionante que essas árvores conseguiram sobreviver por tanto tempo — mas precisem de proteção contra ação humana, que destrói milhares de anos em poucos segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário