Os humanos usam só 10% do cérebro
Mais do que um exagero hollywoodiano, esse é um mito sobre o cérebro que costumamos ouvir com frequência por aí. Filmes como Lucy (2014) e Sem Limites (2011) baseiam suas histórias nesse mito, mostrando o que aconteceria com uma pessoa que desbloqueasse os outros 90% da capacidade cerebral com drogas especiais.
Muitas pesquisas já mostraram que todas as áreas de um cérebro saudável são ativadas com frequência, em diferentes atividades. Além disso, se essa história fosse verdade, a maioria das lesões no cérebro não teriam nenhuma consequência — já que não usamos tão pouco. Por fim, temos a evolução: não faria sentido nosso organismo gastar energia para manter um cérebro maior do que o necessário.
Esperar 24 horas para denunciar um desaparecimento
Essa "mentira" pode ser vista em filmes, séries e até nas novelas brasileiras: quando alguém desaparece, as pessoas se desesperam ainda mais porque precisam esperar 24 (ou 48) horas para avisar à polícia. Só depois desse tempo é que eles começarão a busca.
Isso não faz sentido na lei dos Estados Unidos, nem na brasileira. Inclusive, recomenda-se que a ocorrência seja registrada rapidamente para aumentar as chances de encontrar a pessoa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário