quinta-feira, 25 de setembro de 2025

A Estrada de Caracórum

A estrada de Caracórum é uma das rotas mais incríveis do mundo. Conhecida como a "Oitava Maravilha do Mundo", liga o Paquistão à China através das majestosas montanhas de Caracórum. Aqui estão alguns fatos surpreendentes:

• Estrada mais alta do mundo: Atingindo 4,693 metros na passagem de Khunjerab, é uma das estradas pavimentadas mais altas do planeta.

• Construção extrema: construída entre 1959 e 1979, com a participação de 24.000 trabalhadores. Muitos perderam a vida por avalanches e quedas.

• Símbolo da amizade sino-paquistanesa: Foi construída em colaboração entre a China e o Paquistão, fortalecendo seus laços políticos e comerciais.

• Maravilha geológica: Atravessa três das maiores cordilheiras do mundo: Himalaia, Caracórum e Hindu Kush.

• Rota comercial histórica: Siga a antiga Rota da Seda, usada por comerciantes durante séculos.

• Paisagens deslumbrantes: De geleiras a vales verdes, oferece vistas espetaculares, atraindo aventureiros e ciclistas.

Apesar de ser perigosa por deslizamentos e condições climáticas extremas, continua a ser uma das estradas mais fascinantes do mundo.

Dado adicional: você certamente está se perguntando por que a estrada não foi construída em linha reta. Bem... aqui te contamos algumas das razões que têm a ver com questões geográficas e geológicas..

Terreno montanhoso extremo: A estrada atravessa a cordilheira de Caracórum, com montanhas de mais de 7.000 metros, o que obriga a seguir vales e barrancos naturais.

Risco de avalanches e deslizamentos: As encostas pronunciadas e a neve obrigaram a projetar curvas e desvios para evitar zonas perigosas.

Travessia de rios e glaciares: A rota segue os percursos dos rios Indo e Hunza, exigindo pontes e desvios para ultrapassar obstáculos naturais.

Condições climáticas extremas: As temperaturas variam de -40 °C no inverno até mais de 40 °C no verão, afetando a estabilidade do solo.

Fatores estratégicos e técnicos: A construção (pela China e Paquistão) priorizou a segurança e a viabilidade do projeto, evitando encostas demasiado íngremes ou áreas instáveis.

Por estas razões, a estrada segue um traçado sinuoso e adaptado ao relevo.

 

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