Longo caminho
Há muito tempo existe um debate sobre qual é a real "nascente" do rio Amazonas. Porém, a teoria mais amplamente aceita atualmente é que o fluxo do rio se origina nas altas montanhas andinas do Peru. Depois do início de seu trajeto, ele atravessa o Equador, a Colômbia e a Venezuela.
Só depois desses quatro países é que o Amazonas chega ao Brasil, onde flui para fora de sua costa atlântica. Seus afluentes, no entanto, também passam por outros países como Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Sendo assim, ao todo, o rio Amazonas serpenteia nove países da América do Sul.
Riqueza de água
Uma informação extremamente impressionante a respeito do rio Amazonas é que ele é responsável por fornecer 20% de todo o suprimento de água doce do oceano. Ou seja, um quinto da água doce que flui para os mares do nosso planeta vai para o Atlântico no delta do rio Amazonas, localizado no norte do Brasil.
Este, inclusive, é o maior delta de rio encontrado na Terra, descarregando mais água doce do que os outros sete maiores rios espalhados pelo mundo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário