quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Idas ao Banheiro que Mudaram a História

Uma pausa no banheiro salvou a vida de Lyndon B. Johnson 

Antes de assumir seu mandato em novembro de 1963, Lyndon B. Johnson era um jovem oficial da Marinha. No dia 9 de junho de 1942, ele foi designado para pilotar um avião B26 Marauder, apelidado de “Wabash Cannonball”. 

Pouco antes da decolagem, ele teve que usar o banheiro, o que fez com que o tenente-coronel Francis R. Stevens ocupou o seu lugar para evitar atrasos. Assim, Johnson acabou sendo realocado no próximo vôo, o “Heckling Hare”. Acontece que enquanto o Heckling Hare participou de poucos combate, o Wabash Cannonball foi abatido pelos japoneses, matando todos a bordo. 

 Pausas para ir ao banheiro ajudaram a descobrir o fósforo 

Hennig Brand foi um alquimista alemão do século XVII. Em 1669, ele coletou impressionantes 1.500 galões de urina de todos que conhecia. O objetivo de Brand era descobrir o que havia na urina, depois que todo o líquido evaporasse. 

Como alquimista, ele pretendia descobrir a pedra filosofal, e acreditou que como a água era necessária para a vida, saber o que havia nela após passar por uma pessoa poderia encontrar a chave para a vida eterna. Mas a única coisa que encontrou foi um pó branco que brilhava no escuro. Isso era fósforo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário