terça-feira, 30 de setembro de 2025

Idas ao Banheiro que Mudaram a História

A pausa no banheiro que ajudou a ganhar uma guerra 

Durante a Primeira Guerra Mundial, um matemático e físico australiano chamado William Lawrence Bragg estava na França, lutando pelo Reino Unido. Em 1915, enquanto usava uma casinha militar totalmente fechada, exceto por um cano que descia até o chão, uma arma foi disparada a 300 metros de distância. Bragg percebeu que uma energia vinha até ele e descobriu que era o infra-som de baixa frequência da arma. Assim, ele decidiu criar uma ferramenta capaz de detectar infra-som e foi capaz de identificar a localização exata das armas inimigas em um raio de 45 metros. Isso ajudou os Aliados a vencer a guerra.

A ida ao banheiro que acabou com um reinado

O rei Edmundo II da Inglaterra, mais conhecido como Edmundo Braço de Ferro, teve um reinado muito curto — de 23 de abril a 30 de novembro de 1016. Ele nem deveria ter se tornado rei, mas assumiu aos 26 anos depois seu pai e seus dois irmãos mais velhos morreram. Edmundo herdou o trono numa época em que a Inglaterra estava em guerra com a Dinamarca. 

Isso fez com que ele tivesse que comandar uma série de batalhas e se tornasse um alvo visado na guerra. No dia 30 de novembro de 1016, Edmundo estava em Londres e teve que usar o banheiro. Uma das versões da sua morte é que ele foi morto a mando de Canuto II, o Grande — que assumiu o trono após Edmundo — com uma espada enquanto defecava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário