- Mistura de sangue com água
O que era: Um remédio líquido feito de cadáveres
O que tratava: Dor na perna, gorduras, espinhas, doença
O que o substituiu: Vários medicamentos
Por muito tempo antes que a medicina moderna se tornasse a ciência baseada em fatos que conhecemos e amamos hoje, os médicos pensavam que muitas doenças poderiam ser tratadas com restos humanos. Essa crença era tão prevalente que a Mistura de Sangue de Clarke foi considerada um ótimo remédio para tudo. Poderia curar manchas, úlceras e muito mais – pelo menos, é o que diziam.
Os médicos chegaram a dizer que o fígado humano poderia ajudar os epilépticos a viver uma vida normal. Esse mistura de sangue deveria ser tomada quatro vezes ao dia, meia hora após as refeições.
- Comprimidos de arsênico com cobertura de chocolate
O que era: Comprimidos
O que tratava: Sífilis
O que o substituiu: Antibióticos
A frase “comprimidos de arsênico revestidos de chocolate” soa como algo que você veria em um romance de Stephen King, mas, na verdade, era um remédio genuíno. No século XIX, o arsênico foi considerado um remédio adequado para muitas doenças. Esses comprimidos revestidos de chocolate deveriam tratar a sífilis.
Agora sabemos que isso não teria feito nada além de deixar o paciente doente mais rápido, mas na época, os praticantes e o público teriam sido alegremente inconscientes. Sempre que você duvidar da medicina moderna, lembre-se – poderia ser pior.


Nenhum comentário:
Postar um comentário