terça-feira, 5 de agosto de 2025

NIVEA: A Ciência do Cuidado com Alma Humana

Em 1890, o farmacêutico Oscar Troplowitz adquiriu a pequena empresa laboratorial Beiersdorf, em Hamburgo, Alemanha. Movido por um ideal progressista, ele sonhava com algo incomum para sua época: tornar o cuidado com a pele acessível a todas as pessoas, independentemente de classe social ou cor da pele.

Na virada do século XX, cuidar da pele era um luxo exclusivo da elite. Troplowitz, no entanto, acreditava no poder da ciência para democratizar o bem-estar. Trabalhando em parceria com o químico Isaak Lifschütz e o dermatologista Paul Gerson Unna, ele participou da criação de uma verdadeira inovação científica: o Eucerit.

✨ O Eucerit (do grego “cera bela”) foi a primeira emulsão estável de água em óleo, uma tecnologia revolucionária para a época. Essa fórmula permitiu o surgimento de um creme cosmético homogêneo, suave e com excelente absorção.

Foi assim que, em 1911, nasceu a NIVEA Creme, nome derivado do latim nix, nivis, que significa “neve”, em referência à cor pura e textura macia do produto.

🧬 A NIVEA não foi apenas um avanço cosmético: foi um símbolo de ciência com propósito humano. Troplowitz era judeu em uma Europa que logo mergulharia em intolerância e guerra. Mesmo enfrentando preconceitos e desafios, ele manteve seu compromisso: criar produtos éticos, seguros e universais.

Oscar Troplowitz faleceu em 1918, sem ver os tempos difíceis que se aproximavam. Mas sua visão permanece viva: Cuidar da pele é também cuidar da dignidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário