sábado, 2 de agosto de 2025

Assassinatos, Crimes e Transgressões na Idade Média

Assassinato de Filipe da Suábia, 1208

Filipe da Suábia (1177-1208) foi o primeiro rei alemão a ser assassinado durante o reinado. Reconhecido pelo Papa Inocêncio III como rei (ele também prometeu coroá-lo imperador), Filipe foi morto num crime de vingança, por Otão da Baviera, Conde palatino da Baviera, a quem recusou dar a mão de uma de suas filhas em casamento. 

Morte por fome de Ugolino della Gherardesca, 1289

O nobre italiano Ugolino della Gherardesca (c. 1220-1289) teve um fim lento e desagradável. Ele foi preso pelo arcebispo de Pisa por traição na Torre della Muda com seus filhos, Gaddo e Uguccione, e seus netos, Nino e Anselmuccio. Eles foram deixados lá para morrer de fome. O destino do infeliz Gherardesca aparece com destaque em 'A Divina Comédia' de Dante.

Assassinato de São Pedro de Verona, 1252

Pedro de Verona era um frade dominicano que levava jeito com as palavras e se tornou um pregador célebre em seu tempo. Sua eloquência, no entanto, foi também o que o prejudicou. Depois de denunciar atos de heresia e católicos que professavam sua fé por palavras, mas agiam contra ela em atos, Pedro foi violentamente assassinado por dois homens. Ele foi canonizado como santo católico 11 meses após sua morte, tornando esta a canonização mais rápida da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário