domingo, 29 de junho de 2025

Práticas Médicas Loucas do Passado que Possuem Alternativas Baratas Hoje em Dia

- Sucrilhos da Kellogg’s para uma vida sem pecados

O que era: Um cereal concebido para a abstinência

O que tratava: Desejo

O que o substituiu: Sanidade

A maioria de nós consumiu Sucrilhos da Kellogg’s em algum momento de nossas vidas, mas você sabia que não é apenas um cereal comum? O inventor da marca era, na verdade, um médico qualificado e tinha grandes projetos para este café da manhã. O Dr. Kellogg achava que uma dieta saudável era suficiente para afastar os sentimentos de desejo e impedir as pessoas de participar de qualquer atividade de amor-próprio.

Neste ponto da história, esse tipo de prática era visto como pecaminoso e deveria ser evitado a todo custo. Kellogg pensou que uma tigela de flocos crocantes resolveria o problema – embora ele estivesse equivocado em seus esforços.

- Malária para tratar sífilis

O que era: Pacientes infectados propositalmente com malária

O que tratava: Sífilis

O que o substituiu: Antibióticos 

Isso pode parecer um remédio charlatão e sem dúvida é arriscado, mas, na verdade, esse é um dos raros remédios que parecem funcionar na maioria dos pacientes. No início do século XX, os médicos descobriram que infectar malária propositalmente a pacientes com sífilis poderia ajudá-los.

A febre mataria grande parte das bactérias, mas não era exatamente um tratamento agradável. Além disso, havia também o risco de que a pessoa pudesse realmente morrer de malária antes que quaisquer benefícios para o tratamento fossem vistos, o que não é exatamente um cenário em que todos saem ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário