Calaus
O calau-terrestre-do-sul é uma ave carnívora que caça pequenos animais e insetos, sendo encontrada em pastagens, savanas e áreas florestais abertas. Esses caçadores de bico brilhante são vistos como portadores da morte e destruição em nove países da África Austral e Oriental, de acordo com um estudo publicado no 'Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine'.
Em geral, as pessoas consideravam os calaus um mau presságio. No Zimbabué e no Malawi, algumas pessoas acreditam que quando um calau pousa no telhado de uma casa, isso traz azar aos seus ocupantes. Se calaus forem avistados em números ímpares, por sua vez, isso é considerado um claro sinal de morte. Na Tanzânia, o pássaro é visto como portador de almas mortas e espíritos irados.
Libélulas
No Japão, as líbelulas-vermelhas emergem como adultas nas pastagens baixas e migram até altas montanhas para se alimentar. A abundância dessas criaturas tende a aumentar no início do outono, quando descem das montanhas para locais de reprodução em níveis baixos.
Esse momento está perfeitamente alinhado ao festival de verão de Obon, que celebra os espíritos dos mortos que retornam para visitar seus entes queridos. Por esse motivo, esses insetos eram vistos como mensageiros destes espíritos para esse povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário