sexta-feira, 20 de junho de 2025

Detalhes Sobre a Guerra do Vietnã que não nos Ensinaram

A médica que desapareceu no Vietnã

Mais de 1000 americanos que participaram da Guerra do Vietnã seguem desaparecidos até hoje. Mas um dos casos mais estranhos envolve o sumiço da médica Eleanor Ardel Vietti, ocorrido em 1962.

Ela atuou no conflito atendendo a população Montagnard do Vietnã do Sul com a Aliança Cristã e Missionária. Mas, no dia 20 de maio de 1962, guerrilheiros apareceram na aldeia em que ela estava, e ordenaram que Vietti fosse com eles. Dois voluntários – Archie Mitchell e Dan Gerber – também foram junto.

Os três foram levados e nunca mais foram encontrados, e tudo o que envolve o sumiço do grupo segue envolto de mistério. Não houve pedido de resgate, e os líderes da Aliança Cristã e Missionária acreditaram na época que o ataque teria sido direcionado para o roubo de suprimentos médicos.

Em 1962, um artigo publicado no 'Des Moines Tribune' do final de 1962 mencionava um guerrilheiro capturado que fazia referência direta a Vietti. Supostamente, ela estaria a salvo, ao lado de Mitchell e Gerber, atendendo soldados vietcongues feridos. Houve depois um novo artigo em 1965 com novos depoimentos de prisioneiros vietcongues que citavam algo semelhante. Contudo, os três nunca mais foram reencontrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário