sábado, 28 de junho de 2025

Curiosidades sobre a Água que Desafiam a Ciência

Líquida e geladíssima

A água congela a 0 °C, mas isso também não é uma regra absoluta. Sabia que é possível ter água líquida mesmo em temperaturas negativas? A condição é chamada de super-resfriamento e pode fazer com que a água não congele mesmo a -48 °C.

Isso acontece porque, para congelar, as moléculas de água precisam se fixar em outras moléculas em estado sólido. Quando a pureza da água é extrema, as moléculas de água podem não encontrar nenhum outro componente (poeira ou sujeiras, por exemplo) para iniciar o congelamento e desencadear o efeito dominó. 

O gelo que desafia as leis

O gelo superiônico é um estado muito peculiar da água, comportando-se tanto como um sólido quanto um líquido. Esse tipo exótico de gelo pode ser encontrado nos planetas gasosos – Urano e Netuno – e ainda é muito intrigante para os cientistas.

Para formar o gelo superiônico, são necessárias condições extremas de pressão e temperatura. Esse gelo é uma estrutura sólida e cristalina, mas com íons de hidrogênio se comportando como se ele fosse líquido e movendo-se entre os íons de oxigênio. Agora, resta saber o que isso significa para o funcionamento do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário