Os peixes-balão, também chamados peixe-balão, têm um mecanismo de defesa único — podem ser inflamados engolindo água ou ar, fazendo-os parecerem muito maiores e intimidantes para os predadores.
Mas o seu segredo mais mortal está nos seus corpos. O peixe-balão contém uma poderosa neurotoxina chamada tetrodotoxina, encontrada na pele, órgãos e até mesmo na carne. Essa toxina é extremamente letal, mesmo uma pequena quantidade pode ser fatal para os humanos. Não existe antídoto conhecido, tornando o peixe-balão uma das criaturas mais venenosas do oceano.
Apesar dos riscos, certas espécies de peixe-balão são consideradas uma delícia muito preciosa no Japão, onde são conhecidas como "fugu". No entanto, preparar fugu é extremamente perigoso. Somente chefs especialmente treinados e licenciados podem lidar com isso, pois devem eliminar cuidadosamente as partes tóxicas e assegurar que a carne restante seja segura para comer. Um corte errado pode ser fatal, mas para aqueles que se atrevem a experimentar, o fugu ainda é um dos pratos mais exclusivos e procurados na culinária japonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário