quinta-feira, 26 de junho de 2025

Erros que Custaram Caro para essas Empresas

- O grande alagamento de melaço

Ano: 1919

Onde Aconteceu: Boston, Massachusetts, EUA

Empresa: Purity Distilling Company

Valor Estimado dos Danos: $100 milhões

Em 15 de janeiro de 1919, aconteceu o Grande Alagamento de Melaço no bairro de North End em Boston, Massachusetts. Um tanque de armazenamento de melaço da Purity Distilling Company vazou mais de 10 milhões de litros de melaço nas ruas de Boston. Os tanques explodiram, fazendo com que melaço percorresse a cidade a mais de 50 quilômetros por hora.

O Alagamento matou 21 pessoas e deixou 150 feridos. Por décadas após o evento, de acordo com os habitantes locais, a região ficou com cheiro de melaço. Residentes também recordaram ouvir um estrondo quando os rebites foram projetados do tanque com a explosão. A limpeza levou meses, contando com o trabalho de centenas de trabalhadores para a limpeza e conserto dos danos causados pelo alagamento.

- Colapso da ponte Tacoma Narrows

Ano: 1940
Onde Aconteceu: Tacoma, Washington, EUA

Empresa: Leon Moisseiff (Engenheiro chefe para a Agência de Pontes do Estado de Washington) 

Valor Estimado dos Danos: $636.000

Em 1º de julho de 1940, a primeira ponte Tacoma Narrows foi inaugurada em Washington. Quatro meses depois, a via principal da ponte colapsou, caindo sobre o estreito que atravessava. O colapso foi causado por ventos de quase 70km/h que causaram vibração aerostática. Estudantes de física da faculdade estudaram esse acidente por anos, e ele deixou um grande legado para as áreas de engenharia, física e ciência.
O colapso da ponte levou à novas inovações no design de pontes. Uma das grandes falhas de deisgn da Tacoma Narrows eram suas laterais sólidas, que não permitiam que o vento atravessasse a ponte. Nenhum humano foi morto no colapso, mas uma perda devastadora aconteceu: a morte de Tubby, um Cocker Spaniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário