Primeiro soldado americano morto no Vietnã
De 1945 a 1976, o exército dos Estados Unidos operou sua inteligência de sinais por meio da Agência de Segurança do Exército (ASA). A ASA possuía soldados treinados em comunicação, inteligência militar, criptografia e linguística. Quando os EUA decidiram se envolver na guerra, o pessoal da agência esteve entre os primeiros militares enviados para lá.
Por conta disso, o primeiro soldado norte-americano a morrer em combate terrestre no país foi James T. Davis, da Unidade de Pesquisa de Rádio da ASA. Ele foi morto enquanto tentava rastrear um sinal inimigo em 1961.
Começo do conflito
A participação dos EUA no Vietnã foi apenas a segunda vez que um país ocidental lutou após a Segura Guerra Mundial — conflito que ditou o ritmo dos acontecimentos subsequentes. Antigamente, o Vietnã fazia parte da Indochina, território comandado pelos franceses.
Enfraquecida pela guerra, a França perdeu parte do controle na região por volta de 1940, quando o Japão resolveu investir na área. A tentativa de retomada da região por parte dos franceses gerou a 'Primeira Guerra da Indochina', entre 1946 e 1954. Essa luta é considerada o "primeiro round" da independência do Vietnã, cenário que só piorou conforme os anos progrediram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário