sexta-feira, 28 de junho de 2024

Os Presidentes do Brasil e seus Feitos mais Marcantes

Quase 31. Tancredo Neves

Tancredo Neves, do partido de oposição a João Figueiredo, ganhou as eleições de 1985 mas adoeceu subitamente e morreu sem tomar posse.

31. José Sarney (1985-1990)

Imagem de: Palácio do Planalto
José Sarney, o vice-presidente de Tancredo Neves, tomou posse e governou em seu lugar. Ele restabeleceu a democracia, aprovando uma nova Constituição, realizando eleições diretas e acabando com a repressão política. Mas, na economia, a inflação ficou descontrolada.

32. Fernando Collor de Mello (1990-1992)

Imagem de: Agência Brasil / EBC
Collor foi o presidente mais jovem do Brasil e o 1º presidente eleito por eleições diretas em 40 anos. Seu governo foi marcado por políticas econômicas controversas, que não conseguiram travar a inflação descontrolada. Em 1992, ele renunciou ao mandato após ser afastado da presidência por um processo de impeachment, por envolvimento em corrupção.

33. Itamar Franco (1992-1995)

Sendo o vice-presidente, Itamar Franco assumiu a presidência quando Collor foi afastado. Depois de algumas tentativas falhadas para restaurar a economia, ele criou o Plano Real, que foi articulado pelo então Ministro da Fazenda e que viria a se tornar o próximo presidente da República: Fernando Henrique Cardoso. O Plano Real resolveu a crise de inflação, que atormentava as famílias brasileiras há uns bons anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário