Limpeza com água suja
Se você achou que tomar banho apenas em datas importantes era absurdo demais, o que vai pensar quando contarmos que nos mosteiros, locais em que muita coisa incrível foi produzida em termos de filosofia, ciência e medicina, os monges raramente se banhavam.
Na maioria deles, o banho era limitado a duas ou três vezes por ano. O máximo que se fazia era pequenas limpezas pessoais, como lavar as mãos e o rosto antes das refeições. Fica a questão se o cheiro forte de suor e sujeira não incomodava o suficiente para investirem em tomar banho.
Urinar em qualquer lugar
Você já deve ter ouvido ou lido que as principais cidades europeias eram extremamente fedidas, com forte cheiro de urina e fezes. A questão é que não se investia na criação de espaços que disponibilizassem penicos ou fossas onde as pessoas pudessem evacuar suas necessidades fisiológicas.
Deste modo, era encarado com naturalidade que as pessoas procurassem uma viela ou um canto escondido da vista pública para fazer seu xixizinho e, na pior das hipóteses, aquele número 2 que não tinha como segurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário