quarta-feira, 26 de junho de 2024

Maravilhas do Mundo Moderno

Petra

A cidade de Petra, localizada na Jordânia, é uma cidade histórica que foi resgatada, em 1812, pelo explorador Johann Ludwig Burckhardt. Era um importante centro comercial dos nabateus, povo semítico originário da península Arábica que se estabeleceu na região de Petra graças às importantes rotas comerciais que transportavam mercadorias, como o incenso árabe, a seda chinesa e as especiarias indianas.

Estima-se que sua construção tenha acontecido por volta do século I a.C. A grande fama de Petra vem do fato de que a cidade foi esculpida dentro das rochas, sendo chamada de Cidade Rosa, por causa da cor das pedras. Tornou-se Patrimônio da Humanidade em 1985, e atualmente, recebe mais de um milhão de visitantes anuais.

Coliseu

O Coliseu é uma construção localizada em Roma, Itália. Esse anfiteatro romano era palco de grandes espetáculos teatrais e também sediava lutas de gladiadores durante a fase imperial romana. Sua construção se deu entre 72-80 d.C., período que cobriu os reinados de Vespasiano e Tito.

Os romanos chamavam o Coliseu de Amphitheatrum Flavium, e estima-se que esse anfiteatro suportava 50 mil espectadores. Foi largamente utilizado entre os anos de 80-404 d.C., e possuía 45 metros de altura. Seu uso foi sendo gradativamente reduzido a partir do século V, e sua estrutura sofreu danos por dois terremotos, um em 422 e outro em 1231.

Chichén Itzá

Chichén Itzá é uma cidade histórica pré-colombiana que foi construída na península de Yucatán, no México. A cidade foi construída pelos maias, mas sofreu grandes influências culturais dos toltecas. Acredita-se que ela tenha se desenvolvido em duas fases distintas. Uma fase teria se estendido do ano 300 ao ano 900 aproximadamente.

A influência maia na cidade de Chichén Itzá se fez presente entre os anos de 750 e 1200 aproximadamente. Ela foi uma das grandes cidades mesoamericanas, sendo marcada por um comércio próspero e um importante centro militar e também religioso naquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário