Escravidão
Um dos mais graves erros históricos da Era dos Descobrimentos é que quase 11 milhões de africados foram escravizados por marinheiros europeus durante o final do século XV. Essas pessoas foram submetidas a dificuldades inimagináveis e realizando trabalho forçado nas colônias europeias nas Américas.
Os escravos eram transportados em navios negreiros, algemados em condições desumanas, expostos à doenças e constantemente agredidos. Em determinados casos, muitas dessas pessoas preferiam se suicidar do que ter que enfrentar esse sofrimento tão grande.
Vivendo com ratos
Durante o século XVIII, os ratos eram um dos maiores problemas nos navios ingleses e franceses. As embarcações que participaram da colonização da América do Norte foram implacavelmente atormentadas pelos roedores, que embarcavam nos portos durante o carregamento e descarregamento de mercadorias.
Uma vez a bordo, os ratos se multiplicavam rapidamente nos porões do navio, roíam os suprimentos de comida e espalhavam doenças. Para piorar a situação, os ratos carregavam pulgas que agiam como vetores de outras enfermidades, como a peste bubônica, tifo e febre maculosa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário