segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

O Mar Morto

O Mar Morto, na região do Oriente Médio, é um lago endorreico de água hipersalina — não um mar, como o nome sugere. Com cerca de 50 km de comprimento, área aproximada de 605 km² e profundidade máxima de 300 m, sua superfície situa-se a 430 m abaixo do nível do mar, tornando-o a maior depressão absoluta do planeta.

Alimentado pelo rio Jordão, cujas águas trazem elevados teores de sais minerais, o Mar Morto está entre a Palestina, a Cisjordânia, Israel e a Jordânia. A salinidade extrema impede praticamente toda forma de vida, à exceção da bactéria Haloarcula marismortui.

Reconhecidas desde a Antiguidade, suas águas e lamas ricas em minerais são usadas em tratamentos terapêuticos e estéticos, atraindo turistas a hotéis e spas instalados em suas margens.

Hoje, porém, o Mar Morto enfrenta um grave declínio em seus níveis, causado pelos desvios das águas do Jordão, pela intensa evaporação e pelo uso no processo de dessalinização por Israel e Jordânia. Se nada for feito, corre o risco de reduzir ainda mais suas já frágeis reservas hídricas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário