Cidade Perdida de Z
Com base em alguns documentos antigos e depoimentos de indígenas, o coronel Percy Harrison Fawcett — um dos maiores aventureiros britânicos — desenvolveu a teoria de que existia uma civilização desconhecida escondida nas selvas brasileiras do Mato Grosso. O local foi batizado de "Cidade Perdida de Z". No entanto, nada concreto foi encontrado sobre essa misteriosa cidade.
Fawcett realizou sua primeira expedição em 1920, mas foi um fracasso total. Em 1925, quando estava pronto para a segunda tentativa, o aventureiro levou consigo seu filho Jack e um amigo da família chamado Raleigh Rimell. Os três acabaram desaparecendo na selva e nunca mais foram vistos. Sendo assim, a Cidade Perdida de Z permaneceu sendo uma lenda local.
Thule
Assim como a lenda de Atlântida, a ilha de Thule foi mencionada pela primeira vez pelos antigos gregos. Contudo, Thule não carregava consigo uma história de inundação e destruição causada pela ira dos deuses. De acordo com gregos e romanos, essa cidade era o lugar mais ao norte conhecido após a descrição feita pelo explorador Pytheas no final do século IV a.C.
Segundo Pytheas, Thule era um território "no qual a terra, o mar e todas as coisas juntas estão suspensas", o que tornava a cidade intransitável a pé ou de navio. No entanto, não se sabe ao certo mais nada sobre essa história pois os diários de viagem do pesquisador foram queimadas no incêndio da Biblioteca de Alexandria e nada parecido foi descoberto posteriormente.


Nenhum comentário:
Postar um comentário