terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Personagens do Folclore Brasileiro

Boitatá
É uma grande serpente de fogo que protege as matas e os animais. Diz a lenda que ela aparece para assustar quem tenta destruir a natureza.

Boto
O boto-cor-de-rosa se transforma em um belo rapaz nas festas, encantando as moças ribeirinhas. Depois, volta para o rio, deixando mistério e saudade.

Bumba Meu Boi
Figura central de uma das maiores festas populares do Brasil, o boi simboliza alegria, cultura e resistência, misturando dança, música e teatro.

Vitória-Régia
Era uma jovem indígena que, ao tentar tocar a lua refletida nas águas, foi transformada em uma linda flor aquática que enfeita os rios amazônicos.

Cabeça de Cuia
Conta a lenda que um jovem amaldiçoado por agredir a mãe foi transformado em um monstro com uma grande cuia na cabeça, vagando pelos rios do Piauí.

Mãe de Ouro
É um espírito protetor que aparece como uma bola de fogo dourada. Diz-se que ela guarda os tesouros e castiga os gananciosos.

Pai do Mato
Protetor das florestas, o Pai do Mato é um ser forte e selvagem que pune caçadores e lenhadores que desrespeitam a natureza.

Caboclo d’Água
Habitante dos rios, o Caboclo d’Água é um ser metade homem e metade peixe que protege as águas e os pescadores que respeitam o rio.

Jurema
É um espírito encantado ligado a uma árvore sagrada do sertão. Representa a força da natureza e a sabedoria ancestral. Segundo as lendas, a encantada Jurema protege as matas e ensina segredos de cura às pessoas de bom coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário