Mapa secreto
Em 1944, enquanto os alemães invadiam a cidade holandesa de Arnhem, quatro de seus soldados assaltaram um banco e roubaram pedras preciosas, moedas e joias com valor estimado atualmente em US$ 1 milhão. Quando eles notaram que os Aliados estavam se aproximando e que os nazistas iriam perder a guerra, decidiram enterrar o tesouro na vila de Ommeren.
Um dos soldados desenhou um mapa para ajudá-los a recuperar o tesouro posteriormente. De algum jeito, este artefato foi parar nas mãos dos Arquivos Nacionais Holandeses e veio a público somente em 2023. Apesar das buscas incessantes, ninguém conseguiu encontrar o tesouro até então.
Esconderijo secreto
Em 2021, uma forte enchente acabou danificando a casa de uma mulher em Hagen, na Alemanha. Quando um membro da família decidiu limpar o local e remover as placas de gesso apodrecidas, ele acabou se deparando com um esconderijo secreto na parede. O local estava cheio de documentos, um revólver, máscaras de gás, cartas, distintivos do Partido Nazista e um retrato de Adolf Hitler.
Esse tipo de esconderijo se tornou comum, sobretudo no fim da Segunda Guerra, para esconder materiais sensíveis quando as tropas aliadas marchavam pela Alemanha. Ao investigar o caso, pesquisadores descobriram que a casa em questão era a sede local de uma organização chamada Bem-Estar do Povo Nacional-Socialista (NSV).


Nenhum comentário:
Postar um comentário