quarta-feira, 20 de agosto de 2025
As Coisas mais Absurdas já Perdidas pela Humanidade
U$ 10 milhões em prata
Perder dinheiro, geralmente, é uma situação bem chata. Agora, imagine perder US$ 10 milhões. Pois foi essa a quantia que um empresário perdeu. Na verdade, a empresa responsável pela locomoção das barras de prata estimadas em milhões de dólares.
Elas estavam sendo transportadas da Coreia do Sul para Nova York quando o contêiner desapareceu do pátio ferroviário. O mistério é que havia uma senha secreta para a liberação do material, certamente interceptado por quem queria surrupiar a prata.
Bombas atômicas
Não se assuste, mas existem bombas nucleares desaparecidas por aí. Para ser mais preciso, três delas foram perdidas pelo exército norte-americano durante a Guerra Fria. Aliás, especialistas acreditam que várias nações tenham perdido dispositivos explosivos no período.
Essas específicas foram perdidas no transporte, um misto de falha humana e erro de tecnologia. Elas desapareceram no fundo do oceano e, mesmo com inúmeros esforços para serem encontradas, nada foi achado. Os próprios militares declararam que elas são irrecuperáveis, mesmo tendo investido grandes fortunas na busca.
Os Bonecos Amaldiçoados mais Macabros do Cinema, da TV e da Internet
Sabrina
A protagonista do filme Boneca Maldita, da Netflix, é a Sabrina, criada pelo padrasto de uma família, um artesão especializado em fabricar objetos infantis. Os filhos, então, têm a ideia de jerico (como muitos personagens de filmes de terror) de invocar o espírito da mãe biológica que, é claro, entra na boneca e começa a amaldiçoar a família. O longa é famoso na Indonésia e faz parte da saga The Doll, mas ele não é tão assustador assim... Diferente da boneca, que é bizarra mesmo.
Situações Clichês dos Filmes que São bem Diferentes na Realidade
Caminhar de forma triunfal após uma explosão
Em quase todo filme de ação — como no gif ao lado —, temos uma cena eletrizante onde o herói arrisca sua vida, há uma explosão atrás dele, mas ele caminha triunfalmente enquanto o mundo inteiro é destruído. No máximo, ele se joga para se proteger, mas logo está de pé novamente.
A realidade é que uma bomba explodindo gera uma onda de choque, deslocando tudo que há pela frente, inclusive pessoas. Além disso, estilhaços de bomba, de objetos destruídos por ela, bem como o fogo, podem causar graves ferimentos. Qualquer pessoa a menos de 50 ou 100 metros de uma bomba dificilmente sairia ilesa como os heróis dos filmes de ação.
Inclusive, no filme 'Os Outros Caras' (2010), o personagem do ator Will Ferrell é atingido por uma explosão, cai e se fere — mais ou menos como acontece na realidade. Então, ele comenta que sua situação foi diferente do que viu nos filmes. Ah, a metalinguagem...
Capacetes que iluminam o rosto dos astronautas
Na vida real, os visores dos capacetes de astronautas são revestidos de ouro, para protegê-los da radiação solar e permitir que eles enxerguem o ambiente com clareza. Mas, de fora para dentro, não se enxerga nada.
Já em Hollywood, parece que há luzes dentro do capacete para que a gente veja os rostos.
Mas essa "mentira" é compreensível, uma vez que as expressões dos atores são essenciais para contar a história. Imagine um filme como Gravidade, do gif ao lado, que se passa quase todo no espaço, sem que a gente pudesse ver o rosto de Sandra Bullock. Não dá, né?
Músicas que quase Ninguém se Tocou de que Falam sobre Perseguidores e Obsessões
'Every Breath You Take' - The Police
Esse é um clássico dos clássicos dos hinos de perseguidores e muita gente ainda acha que é romântica, o que faz de 'Every Breath You Take' ainda mais assustadora! Para você ter uma ideia, a música em português seria: "A cada suspiro que você der / A cada movimento que você fizer / A cada elo que você quebrar / A cada passo que você der / Eu estarei te observando".
'You're Beautiful' - James Blunt
Essa música fez um enorme sucesso em 2004, quando foi lançada. Quanto à letra, conta a história de um homem obcecado por uma mulher que simplesmente sorriu para ele no metrô e a tragédia de que ele nunca vai conhecê-la de verdade. Apesar da obsessão, é uma bela letra.
'One Way Or Another' - Blondie
Um dos maiores sucessos do Blondie também é um conto perturbador de stalkers. A famosa frase da canção, "One way or another, I'm gonna find ya / I'm gonna get ya', get ya', get ya', get ya" ("De um jeito, ou de outro, eu vou te encontrar. Vou te pegar, te pegar, te pegar, te pegar", em tradução livre) dá o tom desde o início. Outras linhas assustadoras incluem "Eu vou seguir o seu ônibus no centro, ver com quem está saindo" e "Eu vou andar pelo shopping, ficar perto do muro, onde eu posso ver tudo, descobrir para quem você liga."
Fotos Interessantes, Fantásticas, Espetaculares
Um enorme dente de megalodonte foi descoberto recentemente ao longo da costa da Carolina do Sul, empolgando paleontólogos e entusiastas de fósseis. Esta impressionante descoberta, notável por seu tamanho extraordinário, oferece um raro vislumbre do mundo pré-histórico do megalodonte — um dos maiores predadores que já dominaram os oceanos. Acredita-se que o megalodonte, que viveu entre 23 e 3,6 milhões de anos atrás, tenha crescido até 18 metros de comprimento, com dentes que ultrapassavam 18 centímetros. Este dente em particular, provavelmente de um desses tubarões colossais, é um poderoso testemunho da imensa escala e força da espécie.
Istambul, Turquia
terça-feira, 19 de agosto de 2025
As Construções mais Emblemáticas do Mundo e seus Segredos
Grande Pirâmide de Gizé
A Grande Pirâmide de Gizé é uma das construções mais conhecidas de todo o mundo, inclusive porque as estudamos na escola. Junto com as demais pirâmides, compõem o complexo da necrópole de Gizé, sendo as mais famosas pirâmides do Egito Antigo. Ela tem sido objeto de fascínio e muito estudo por milhares de anos, sem contar o número inacreditável que turistas que por lá passam.
O que muitos não sabem é que ela não foi a primeira construída. Seneferu, pai de Quéops, tentou erguer várias. Ao todo, mandou serem construídas três, sendo que a Pirâmide Vermelha, a última delas, ficou próxima do que ele queria, e serviu de parâmetro para o que o filho mandaria construir.
Panteão de Roma
Considerada a maior cúpula de concreto sem suporte do mundo, o Panteão de Roma já abrigou estátuas de diversos deuses. Sua estrutura conta com um óculo, uma abertura redonda em seu pico, por onde a luz e ar fresco entram no edifício. Mas o segredo do espaço não é o fato dele ficar molhado em dias chuvosos por conta do óculo, mas sim o fato de que ele não era o edifício original.
Explica-se: Marco Agripa ergueu um templo em homenagem à vitória de Augusto sobre Cleópatra, porém ele foi incendiado. Então, Agripa reconstruiu o edifício em outro local, justamente o Panteão de Roma.
Livros em que as Coisas Acabam Mal
- Duas figuras dividindo o mesmo corpo é por certo que não traria uma bom desfecho (paras suas histórias, é claro) e assim chega a ser natural a morte de ambos ao final da narrativa deixando-os a quilômetros de qualquer felicidade.
Mentiras Clássicas que Ainda Acreditamos
Feijoada NÃO foi inventada por escravizados
A feijoada, considerada o prato derradeiro que representa a verdadeira culinária brasileira, não foi inventada por escravizados no Brasil colonial, como muita gente acredita e gosta de contar por aí. O prato tem origem portuguesa, onde já se comia um cozido de feijões com carne de porco chamado “feijão gordo” e ganhou uma versão abrasileirada com o tempo do período da colonização até hoje.
Esse tipo de comida, com leguminosas cozidas acompanhadas de carnes, era bastante comum na península Ibérica e na França. Na terra de Napoleão, inclusive, existe um prato bastante similar à feijoada, o cassoulet, que consiste em um cozido de feijão — muitas vezes branco —acompanhado de carnes como linguiça, salsicha, pato, ganso etc.
O que ajuda a reforçar essa mentira histórica é o fato de os cortes do porco usados na receita não serem os mais apreciados atualmente — como orelhas, pés, rabo etc. —, então inventou-se que os escravizados em suas senzalas aproveitariam as partes menos nobres do animal, descartadas por seus senhores, para fazer o cozido.
Acontece que esses cortes eram muito utilizados na cozinha portuguesa e de nenhuma maneira seriam descartados para o proveito dos escravizados. A feijoada com o tempo foi ganhando esse “formato” que conhecemos hoje, acompanhada de arroz, couve refogada, torresmo, bisteca, farofa, laranja e outros ingredientes e por isso, lá em Portugal, o prato é conhecido como “feijoada brasileira”, justamente para diferenciá-la da feijoada original que deu origem a ela.
Os Animais mais Fortes do Mundo
Fotos Interessantes, Fantásticas, Espetaculares
Povos Indígenas em 1500
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
A Noruega II
10- A Noruega tem um desempenho excepcional nas Olimpíadas de Inverno, sendo o país de destaque nesse evento. Muitos esportes de inverno, como o esqui, foram inventados na Noruega. Em 2018, o país conquistou um total de 368 medalhas olímpicas, sendo 132 medalhas de ouro. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 305 medalhas.
11- O Rei Olav V ganhou uma medalha de ouro na vela nas Olimpíadas de 1928.
12- A cidade de Rjukan instalou espelhos gigantes em 2013. Um artista mudou-se para a cidade em 2002 e achou a falta de luz muito deprimente. Devido às montanhas que cercam a cidade e à sua posição geográfica, de fim de setembro a meados de março, a cidade fica na penumbra. Os espelhos refletem o sol na praça principal, onde alguns moradores vão para aproveitar um pouco de luz solar, enquanto outros não se importam.
13- Trolltunga significa "língua do troll". É um local famoso nas fotos do Instagram. A trilha até lá tem 28 km de ida e volta (podendo ser reduzida para 20 km se usar o ônibus disponível).
14- A maior estrada de túnel do mundo está na Noruega. São 24,5 km de extensão e custou US$ 113 milhões. Ela conecta as cidades de Lærdal e Aurland. A iluminação varia ao longo do túnel para oferecer uma vista "variada" e ajustar os olhos dos motoristas para não ficarem cegos com a luz do sol ao sair do túnel.
15- O museu de miniaturas de garrafas em Oslo possui uma coleção com mais de 53 mil garrafas. É o único museu desse tipo no mundo. É uma experiência interessante para se sentir como um gigante.
16- Em 2011, a Noruega enfrentou uma forte crise de manteiga. Houve pessoas traficando ou vendendo online, chegando a custar US$ 77 por uma manteiga. O verão foi muito chuvoso, o que prejudicou a qualidade da pastagem e resultou em leite com menos gordura do que o normal.
17- Morrer é ilegal em Longyearbyen, devido à neve permanente que impede a decomposição dos corpos.
18- A loja IKEA (um paraíso para quem acabou de se mudar para outro país!) usa nomes de cidades de países nórdicos para seus móveis. A empresa é da Suécia e usa nomes de locais suecos para sofás, mesas de centro e outros itens de sala de estar; nomes de locais na Finlândia para itens de cozinha, como mesas e cadeiras; nomes de locais na Dinamarca para carpetes; e nomes de locais na Noruega para camas e guarda-roupas.
Tristes Verdades sobre “Os Simpsons”
Homer, um fracasso desde a infância
Não podemos culpar Homer por seu comportamento idiota, nem pelo seu fracasso. Homer teve uma infância bem desagradável, com uma mãe que o abandonou ainda bebê para viver como Hippie e um pai desleixado, que devido ao abandono da esposa se desligou do mundo, sem dar a mínima atenção ao filho que lhe fora deixado. Homer cresceu sem perspectivas, colocou o pai num asilo, arrumou um emprego qualquer e se tornou um pai tão desleixado quanto o seu.
A Noruega I
A Noruega é um país europeu localizado na porção oeste da península Escandinava. É banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira terrestre com Suécia, Finlândia e Rússia. Parte do seu território está situada ao norte do Círculo Polar Ártico, onde ocorre o fenômeno conhecido como "Sol da Meia-Noite".
Confira algumas curiosidades:
1- A Noruega possui uma extensa costa litorânea, repleta de fiordes, que são golfos estreitos e profundos delimitados por montanhas. Essas características proporcionam paisagens deslumbrantes e impulsionam a atividade pesqueira.
2- Com uma economia extremamente próspera, o país se destaca como grande produtor de petróleo e gás natural, responsáveis por 50% das exportações. A pesca também desempenha um papel importante na economia norueguesa, especialmente com espécies como bacalhau, anchova e atum. As indústrias concentram-se principalmente na capital, Oslo, e em cidades como Bergen e Trondheim.
3- Você sabia que o Bacalhau é o nome comum dado a diversas espécies de peixes classificadas em vários gêneros, principalmente no gênero Gadus, da família Gadidae. A espécie mais conhecida e amplamente consumida é o Gadus morhua, também chamado de bacalhau-do-atlântico.
4- Os noruegueses desfrutam de uma excelente qualidade de vida. De acordo com um relatório divulgado em 2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Noruega possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, alcançando a marca de 0,957. O país oferece serviços de saneamento ambiental para todas as residências, possui uma das menores taxas de mortalidade infantil, com apenas 3 óbitos a cada mil nascidos vivos, e todos os habitantes com mais de 15 anos são alfabetizados.
5- Na língua norueguesa, o país é chamado de Norge, enquanto em português e inglês é conhecido como Noruega. O nome completo do país é Reino da Noruega.
6- O Prêmio Nobel da Paz é concedido em Oslo desde 1901, com algumas exceções. A cidade é o local oficial para a cerimônia.
7- A Ilha Bouvet é considerada a ilha mais isolada do mundo e pertence à Noruega. Localizada a 1.700 km da Antártida e a 2.600 km da África do Sul, essa ilha possui uma população atual de zero habitantes.
8- Existe uma cidade chamada Hell (inferno) na Noruega, que é conhecida por sua peculiaridade.
9- O primeiro Secretário-Geral da ONU foi norueguês e seu nome era Trygve Lie.
Segue...
Famosos que Foram Dados como Desaparecidos
Ozzy Osbourne
"O Príncipe das Trevas" foi notoriamente selvagem e imprevisível durante o auge de sua fama. Seu abuso desenfreado de drogas e álcool tem sido a fonte de muitas histórias chocantes. Ele foi dado como desaparecido mais de uma vez! Durante sua primeira turnê com o Black Sabbath, seus colegas de banda ficaram preocupados quando perceberam que ele nunca havia feito check-in em seu quarto de hotel em Atlanta. Eles não conseguiram encontrá-lo em nenhum lugar e tiveram que cancelar o show daquela noite. A polícia e as estações de rádio locais foram informadas e lançaram um grupo de busca. Osbourne apareceu de repente no dia seguinte como se nada tivesse acontecido. Descobriu-se que ele tinha ficado bêbado e que desmaiou no quarto errado do hotel, onde dormiu durante toda a procura!
Osbourne está sóbrio há anos, mas conseguiu um ato de desaparecimento ainda mais preocupante em 2016. Sharon Osbourne, sua esposa há mais de 40 anos, descobriu que ele a estava traindo com a cabeleireira e o expulsou de casa. Os filhos adultos de Ozzy ficaram preocupados quando não conseguiram entrar em contato com o pai, acreditando que o astro poderia ter tido uma recaída. Dentro de 24 horas, Ozzy foi localizado e alegou não ter tocado em nenhuma droga ou álcool.
Fotos Interessantes, Fantásticas, Espetaculares
Perguntas Fáceis, Respostas Difíceis
Qual a bebida mais consumida no mundo?
Para a surpresa de ninguém a bebida mais consumida no mundo é a água, seguida pelo chá e depois pelo café.
domingo, 17 de agosto de 2025
Produtos do Dia a Dia que Estamos Usando Errado
- Camisas Sociais
Esta é uma dica interessante. Talvez você já tenha notado que existe uma pequena alça de tecido nas costas das camisas sociais masculinas. Não chama muita atenção, mas está lá (cheque seu guarda-roupa para ver do que estou falando). Essa alça se chama “alça de vestiário”, e existe desde os anos 60.
A marca de roupas masculinas GANT Co. queria se voltar ao público das grandes universidades americanas, as Ivy League, e fez isso através dessas alças de vestiário. Com elas, é possível pendurar as camisas pela alça nos armários de vestiário enquanto você pratica esportes, sem deixá-las amassadas. E até hoje a alça ainda existe com essa mesma função.
Escritores Cujas Mortes Parecem Saídas da Ficção
Tennessee Williams
Tennessee Williams era o pseudônimo de Thomas Lanier Williams III, um dos dramaturgos mais prestigiados do teatro norte-americano, autor de 'Um Bonde Chamado Desejo'. No ano de 1983, Williams foi encontrado morto na suíte do Hotel Elysée, em Nova York. A história chamava a atenção, já que o relatório inicial dizia que ele havia se engasgado com uma tampa de garrafa.
Na realidade, descobriu-se que o dramaturgo faleceu em decorrência de reação a um medicamento que tomava para induzir o sono. Contam que o assistente do autor pediu ao legista para mentir, impedindo que pensassem que ele havia cometido suicídio.
Fatos Equivocados sobre a Peste Bubônica
Não se usava a máscara de pássaro na época
Festas à fantasia são cheias dessas máscaras que lembram pássaros e nos lembram da pandemia de peste bubônica. Bem, elas realmente existiram e foram utilizadas por médicos, mas não durante o século XIV, no período da peste bubônica. Aliás, não há nenhum tipo de documento que mencione o uso deste equipamento até o século XVII.
Acredita-se, porém, que seu uso foi, sim, motivado por receio de que a praga ressurgisse. Os médicos passaram a usar as máscaras junto a trajes que acreditavam ser impenetráveis às doenças. Seu criador foi o médico francês Charles de l'Orme, no início do século XVII. No bico, eram colocadas ervas medicinais, para purificar o ar que entrava.