segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Figuras Históricas Consideradas Loucas, mas que Estavam Certas o Tempo Todo

Barbara McClintock

Hoje, Barbara McClintock continua sendo a única mulher a receber o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Em meados do século XX, no entanto, McClintock era motivo de piada na comunidade científica.


Na realidade, McClintock e sua pesquisa sobre a natureza do DNA eram simplesmente muito avançadas para seus contemporâneos entenderem, e ela ficou sob intenso escrutínio. Só décadas depois que o resto da comunidade científica entendeu McClintock e percebeu que ela estava certa sobre a presença e a natureza de certos genes chamados transposons.


Alexander Fleming

Alexander Fleming é biólogo escocês creditado com a descoberta da penicilina, uma descoberta que tem sido muitas vezes chamada de "a maior vitória já alcançada sobre a doença". Mas ele não foi imediatamente reconhecido como o herói dos antibióticos que é considerado hoje.


Por mais de 10 anos após a descoberta, Fleming tentou explicar sua importância e seu potencial na luta contra infecções. Ele publicou suas descobertas em revistas acadêmicas e participou de numerosos painéis científicos, mas tudo sem sucesso. Foi só quando os colegas cientistas Ernest Chain e Howard Florey purificaram a penicilina e estabilizaram o antibiótico que sua utilidade foi reconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário