Arroz de carreteiro
Pequena dica: uma versão prática e desperdício zero ficou muito famosa para este prato, substituir a carne seca por sobras de churrasco e fica realmente uma delícia. De onde ele teria vindo?
Rio Grande do Sul
Sua criação vem dos ambulantes que viajavam em carroças puxadas por bois que usavam a carne de sol (ou charque como é conhecida no RS) por ser um dos produtos preferidos, alem de ser abundante e de fácil conservação. A receita era feita com ½ quilo de carne, ½ de arroz, banha, cebola e alho.
Feijoada
Trata-se de um guisado de feijão preto, carne e outras partes do porco, sendo servido acompanhado de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada.
O prato mais famoso do Brasil que atravessou fronteiras e se internacionalizou com sucesso.
Região Sudeste
Embora na Europa já existissem os famosos cozidos, a origem da feijoada é atribuída aos escravos e reza a lenda que eles aproveitavam as partes do porco que não eram nobres, descartadas pelos portugueses e as cozinhavam com o feijão preto e temperos.
Variante do cozido europeu ou criada pelos escravos nada importa a não ser a delícia que é e o sucesso no Brasil e exterior.
Brigadeiro
A origem desta gostosura tem seu nome ligado à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, mas você sabe onde se passou esta história?!
Rio de Janeiro - RJ
Tudo começou com um membro tradicional das famílias cariocas, Heloísa Nabuco de Oliveira, que apoiava a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes e, para arrecadar fundos para a campanha eleitoral (isso, naquela época, não havia esta fartura de fundo eleitoral...), inventou um doce dando a ele o nome da patente do candidato: brigadeiro.
O original tratava-se de um doce feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, depois acabou sendo alterada, substituindo o leite + açúcar + ovos pelo leite condensado. Como as campanhas de arrecadação de fundos aconteciam no país todo, logo, o "docinho do brigadeiro" se popularizou e acabou se tornando o doce mais icônico do Brasil!
Só para constar, o Brigadeiro Eduardo Gomes perdeu as eleições, mas teve um papel mais que importante na cultura gastronômica brasileira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário