quarta-feira, 9 de outubro de 2024

As Incríveis Histórias por trás de Fotografias Vencedoras do 'Prêmio Pulitzer'

Capturando o pesar de um jovem casal

Essa fotografia consegue evidenciar a dor que acompanha a perda de um filho. O casal está instantaneamente tomado de um poço de lamentações, se culpando por aquele acontecimento desolador. Quando esta foto foi capturada em 2 de abril, de 1954, a família McDonald tinha acabado de perceber que seu filho Michael de 19 meses havia se afogado na Praia Hermosa, Califórnia.

Apropriadamente intitulada "Tragédia no Mar", esta foto premiada foi tirada pelo fotógrafo John L. Grant,  do jornal Los Angeles Times, que rapidamente se dirigiu à cena com sua câmera para imortalizar esse momento doloroso. O envio de Grant foi bem recebido pelo Comitê do Prêmio Pulitzer, chegando à conclusão que "Tragédia no Mar" era tanto trágica quanto inesquecível, recebendo a premiação em 1955.

O constrangedor buraco no sapato

Um buraco no sapato não é necessariamente uma coisa extraordinária, certo? Bem, pode até ser se estiver no sapato de um candidato à presidência, especialmente se o mesmo estiver no palco durante um evento de campanha. O fotógrafo Bill Gallagher, enquanto cobria um evento eleitoral em Michigan, Estados Unidos, notou um burado no sapato do candidato Democrata Adlai Stevenson.

Gallagher tirou essa foto de uma forma bem sutil para evitar alertar a concorrência para a oportunidade, e assim manter sua exclusividade. Ele chegou próximo ao palco, colocou sua câmera sobre ele e saiu com essa inestimável imagem. Ainda que ela não tenha nenhum significado importante, a imagem ficou famosa no mesmo instante e chegou a receber um Prêmio Pulitzer em 1953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário