A luz é o que dá cor ao oceano
A amada tonalidade do oceano é resultado da água absorvendo cores na parte vermelha do espectro de luz e deixando para trás a parte azul do espectro. No entanto, o oceano pode assumir outras cores quando a luz salta de vários sedimentos e partículas. Dito isso, quanto mais fundo você for, mais azul o mar vai ficar porque comprimentos de onda azuis penetram muito mais fundo do que alguns outros comprimentos de onda.
O mar produziu um dos mais altos sons já gravados
"The Bloop" é o som subaquático mais famoso, capturado em 1997 por hidrofones instalados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. É um dos sons mais altos já registrados, captado por sensores a mais de 4.828 km de distância. Após 15 anos, o instituto concluiu que o barulho veio do gelo, quando atividades sísmicas causaram uma ruptura em solo congelado.
Tubarões têm seu próprio "ponto de encontro" submarino
Em 2002, cientistas teriam descoberto um lugar numa parte remota do Oceano Pacífico, entre a Baja Califórnia e o Havaí, para onde grandes tubarões brancos migram no inverno. Os cientistas nomearam o local de White Shark Café, já que os tubarões tendem a ficar lá por um tempo razoável antes de voltar para a costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário